Skip to content Skip to footer

Renault Austral Iconic Esprit Alpine E-Tech Hybrid

ClientRenaultYear2024AuthorAutoGearShare

A Renault quer voltar a dominar o segmento dos familiares compactos na Europa, e para isso decidiu atribui a missão ao Austral, modelo que veio substituir o Kadjar, e no qual a marca francesa aposta como um dos pilares de reconquista do segmento C, o coração do mercado automóvel mundial.

O Austral tem um design exterior atlético, sensual e tecnológico, que incorpora todos os códigos dos SUV. Além disso oferece uma versão exclusiva Esprit Alpine, com um aspeto desportivo e características de design dinâmicas e atrativas.

Como o primeiro Renault a utilizar a plataforma CMF-CD da Aliança, o Austral exibe um estilo claramente moderno. As grandes rodas (até 20 polegadas e 720 mm de diâmetro) reafirmam a silhueta musculada, com uma linha de capô próxima dos arcos das rodas. Uma façanha que adiciona ainda mais força e carácter ao modelo.

A secção frontal é marcada por grelha larga e axadrezada, com acabamento em Ice Black, que é atravessada, no topo, por uma linha horizontal cromada que se estende até aos faróis de tecnologia LED, que são delgadamente cortadas para um design marcadamente moderno.

No centro, o novo logótipo Renault “Nouvel’R”, em cromado acetinado escovado, reafirma a personalidade moderna do Austral. Nas versões superiores, o design distintivo é feito por uma lâmina desportiva de linhas expressivas, que combina com a cor da viatura, com as aerodinâmicas entradas de ar laterais em Diamond Black, a completarem a distinta extremidade frontal.

As linhas salientes que correm ao longo do topo dos arcos das rodas dão uma nova forma à viatura. Ao destacarem-se da superfície lisa, sensual e fluída, trazem energia e precisão ao perfil do automóvel.

Na parte inferior lateral da carroçaria, um vinco marcado, inclinado para a frente, torna a silhueta do modelo ainda mais dinâmica. Estes elementos estruturantes são realçados pelos proteções e arcos de rodas em Star Black, que são complementados por uma antena de tubarão e espelhos da mesma cor.

Na traseira, os farolins apresentam a assinatura em forma de C e ligam-se à passagem do logótipo Renault de um lado ao outro do porta-bagagens, enfatizando ainda mais a estatura da viatura.

Medindo 1,62 metros de altura por 1,83 metros de largura e 4,51 metros de comprimento, e com uma distância entre eixos de 2,67 metros, as proporções dão uma sensação imediata de amplitude, robustez e afirmam o seu carácter desportivo.

O interior de alta tecnologia e refinado do Austral oferece conforto digno dos modelos familiares que marcaram a história da Renault. A jóia da coroa do generoso e acolhedor habitáculo é o ecrã OpenR, que combina a exibição de dados no tablier, com funções de navegação e multimédia, incorporando o melhor dos serviços e aplicações da Google.

Os dois grandes ecrãs de 12″ na diagonal, e de 9,3″ ao alto, totalizam uma superfície de quase 1000 cm2 para uma experiência de condução intuitiva, imersiva e conectada.

O ecrã multimédia é muito fácil de operar, é rápido e apresenta uma excelente resolução. Além disso está dotado de um sistema operativo de base Android que oferece, sem ser necessário recorrer a um qualquer smartphone, serviços como Spotify ou Google Maps.

O design interior do Austral distingue-se ainda pela consola central alta e larga, batizada de consola de ‘Grande Conforto’ que se inscreve na tradição do que se encontra nas viaturas estradistas.

Os passageiros traseiros não foram esquecidos. Graças à nova plataforma, o conforto e ergonomia da posição dos bancos foram melhorados em comparação com um SUV convencional, com um espaço interior de primeira classe na segunda fila de bancos. O raio do joelho é de 27,4 cm e a altura para os joelhos é superior a 90 cm. O banco traseiro é reclinado para manter os calcanhares em posição confortável e os joelhos não tocam nas costas dos bancos traseiros, proporcionando maior conforto em viagens longas.

A acessibilidade foi otimizada com a largura das portas da frente e de trás a cotar-se entre as melhores da categoria (67,6 cm na dianteira e 57,7 cm na traseira).

Finalmente, a impressão de espaço a bordo é maximizada graças ao tejadilho panorâmico, disponível como opção a partir do nível de equipamento Techno. O teto panorâmico pintado está equipado com uma cortina para-sol elétrica para melhor conforto térmico no verão.

O SUV Austral está disponível apenas com motorizações a gasolina eletrificadas e que tem na versão híbrida, E-Tech com 200 cv a sua derivação mais dotada e eficiente.

A tecnologia híbrida E-Tech, desenvolvida e patenteada pela engenharia da Renault, mantém um engenhoso sistema. Combina um motor de combustão, dois motores elétricos (um motor de tração “e-motor” e um gerador/motor de arranque de alta tensão HSG utilizado para ligar o motor de combustão, trocar de velocidades e carregar a bateria), uma bateria central, e uma caixa de velocidades inteligente multimodo de dentes direitos.

Desta forma, o Austral E-Tech Full Hybrid está equipado com uma unidade a gasolina de três cilindros, turbo, de 1,2 litros com 130 cv e 205 Nm de binário. Este surge associado a um motor elétrico com mais potência de 69 cv e 205 Nm, a uma bateria de iões de lítio de maior capacidade (1,7 kWh / 400 V) e a uma caixa de 7 velocidades (duas para o modo elétrico e cinco para o modo híbrido). As relações foram otimizadas em termos de capacidade de binário (de 350 Nm para 410 Nm), potência, rendimento e capacidade de resposta.

A caixa de velocidades inteligente alterna, automaticamente, entre os motores elétricos e de combustão, para garantir uma condução altamente responsiva e, ao mesmo tempo, manter a eficiência de combustível sob controlo.

O resultado de tudo isto é uma potência máxima de 200 cv, o suficiente para que este SUV consiga acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,4s. A velocidade máxima está limitada aos 175 km/h. Além disso, o Austral permite arranques mais potentes e lineares, para além de uma aceleração suave através de mudanças de relações e transições limpas sem quedas de binário, enquanto o motor de combustão funciona constantemente dentro da sua gama de utilização ótima.

Além da motorização Full Hybrid com 200 cv,  o Austral conta ainda com uma variante com 160.

A versão de acesso à gama é mild-hybrid de 12 V a gasolina dotada do conhecido 1.3 Turbo de quatro cilindros, com dois níveis de potência: 140 cv e 160 cv. A primeira variante associada a uma caixa manual ou a uma caixa automática (CVT), enquanto a segundo, a mais potente, está disponível em exclusivo como automático.

Além das quatro motorizações, a gama d Austral apresenta-se ainda com três níveis de equipamento: Equilibre, Techno e Iconic, sendo que as duas últimas podem ser associadas à linha desportiva Esprit Alpine.

Equipado com a última geração de tecnologias MULTI-SENSE e 4CONTROL, o Novo Austral é uma porta de entrada para todo um novo mundo de sensações.

Na vanguarda da modernidade, oferece 32 ADAS (Sistemas Avançados de Auxílio à Condução) com características adicionais de segurança passiva. Cada sistema é proactivo e inteligente, colocando o automóvel no topo da classe em termos de conforto e segurança.

O certo é que o Austral é um dos melhores modelos da atualidade do seu segmento capaz rivalizar com as melhores propostas do segmento dos SUV compactos, um dos mais importantes na Europa.

AutoGear © 2024. Todos os direitos reservados.