A Renault reinventou por completo, o Scenic, agora um modelo 100% elétrico, mas igualmente perfeito para as longas viagens de fim-de-semana ou de férias e por diferentes razões: pela qualidade, conforto, espaço, tecnologia a bordo e… pela autonomia que reivindica: até 625 quilómetros (WLTP)! E com a possibilidade de recuperar mais de 200 quilómetros de autonomia, em apenas 20 minutos, já que permite carregamentos rápidos até 150 kW.
Esteticamente o Renault Scenic E-Tech 100% elétrico é um automóvel disruptivo e apaixonante. Um SUV com linhas arrojadas e elegantes, mas com a linha de cintura rebaixada a conferir-lhe um ar de berlina.
A nova assinatura luminosa e as amplas superfícies vidradas destacam-se, enquanto o padrão que resulta das pequenas formas de diamante da grelha dianteira é um dos muitos pormenores que reforçam o arrojo das linhas.
No habitáculo destaque para o enorme salto qualitativo dado pela marca na qualidade percecionada. A criteriosa escolha dos materiais e dos acabamentos, bem como os pormenores de montagem confirmam-no.
Fazendo jus às gerações anteriores, não há cedências no espaço e conforto para os ocupantes. A vocação familiar é expressa no generoso espaço para os joelhos e cabeça dos passageiros traseiros, assim como na capacidade da mala – simplesmente, a maior do segmento!
Os confortáveis bancos destacam-se pelo design moderno e elegante. Os dianteiros podem ser regulados eletricamente, com a percentagem de tecidos reciclados a variar entre os 87 e os 100 por cento, consoante os revestimentos dos diferentes níveis de equipamento.
Já os passageiros traseiros beneficiam de um engenhoso apoio de braços, que inclui dois braços giratórios para cada um dos passageiros, espaço para arrumação de smartphones e tablets, dois suportes para bebidas e duas tomadas USB-C. Mais uma invenção Renault que prioriza a qualidade de vida a bordo.
Com 38,7 litros de espaços de arrumação, o Scenic E-Tech 100% elétrico é só o melhor da categoria.
O teto panorâmico de vidro Solarbay é outro dos equipamentos diferenciadores do Scenic E-Tech 100% elétrico. Um teto opacificante – a Renault é a primeira marca generalista a disponibilizar esta tecnologia – que permite aos ocupantes optarem por um teto transparente ou opaco, permitindo mesmo configurações diferentes para os passageiros da frente e traseiros.
O habitáculo do Scenic E-Tech 100% elétrico também é sinónimo de tecnologia. O sistema de infoentretenimento conta dois ecrãs contínuos, em forma de L: um horizontal, de 12,3 polegadas, para o painel de instrumentos e um tátil, vertical, de 12 polegadas, colocado em posição central.
Com o Google e a integração do Android Auto e Apple CarPlay, o sistema multimédia OpenR Link é um dos mais simples e intuitivos do mercado, integrando aplicações como o Google Maps, Waze ou Spotify, mas também permitindo descarregar dezenas de outras no Google Play.
Através do Google Assistente estão disponíveis mais de 70 comandos de voz, sendo possível planear uma viagem, efetuar chamadas telefónicas, ler e responder a mensagens, reproduzir e escolher as fontes de música, abrir e fechar o teto Solarbay, alternar entre os modos MULTI-SENSE, ajustar a temperatura interior, entre muitas outras funções.
E se, a exemplo dos smartphone, as atualizações de software são feitas remotamente, sublinhe-se que o Scenic E-Tech 100% elétrico inclui várias funcionalidades de IA que melhoram a experiência do condutor e dos passageiros, com recomendações proactivas baseadas em “rotinas”, que o sistema regista e analisa ao longo do tempo.
Em matéria de motorização, Scenic E-Tech Esprit Alpine apresenta-se com equipado com um motor elétrico de 160 kW (220 cv) que permite uma condução descontraída e familiar, mas que não deixa de disponibilizar uma dinâmica quase desportiva.
Nesta versão, o motor elétrico é alimentado por uma bateria de 87 kWh, a maior gama, com a mais pequena a ter 60 kWh, o que permite uma autonomia máxima de 625km/h, podendo ser carregada a 22 kW em corrente alternada (AC) ou a 150 kW em corrente contínua (DC).
Equipado com mais de 30 dispositivos ADAS e de segurança, o novo Renault Scenic E-Tech 100% elétrico é um viajante nato que impressiona pelo conforto a bordo e de rolamento, pelo prazer de condução, pelo isolamento acústico, pela linearidade da entrega de potência e binário, pelos consumos comedidos (16,3 ou 16,8 kWh/100 km, respetivamente, para as versões de 160 kW (220 cv) e de 125 kW (170 cv) e, claro, pela autonomia que proporciona.
O Scenic E-Tech 100% elétrico disponibiliza quatro níveis de travagem regenerativa. Ou seja, sempre que se tira o pé do acelerador ou se trava, a energia cinética do automóvel é transformada em energia elétrica, que é depois armazenada na bateria.
Graças à tecnologia MULTI-SENSE, o condutor tem disponível quatro diferentes personalizações: Comfort, Sport, Eco e Perso (personalizado). Cada modo cria uma atmosfera diferente, combinando as luzes interiores, o conforto do banco do condutor, a temperatura interior e a cor do ecrã com aspetos de condução, como o “peso” da direção, a calibração do grupo propulsor e a resposta dos pedais.
O Renault Scenic E-Tech 100% elétrico já chegou à Rede de Concessionários, estando disponível a partir de €40 690 (PVPR), em quatro níveis de equipamento, incluindo a versão Esprit Alpine, que adiciona um toque desportivo.